13 FEV 2023
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
PRIMEIRO LIRAA DE 2023: MUNICÍPIO EM ALTO RISCO
O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado em Nova Serrana do dia 23 ao dia 27 de janeiro. O resultado do Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 11,2%, classificando o município em alto risco.

Os principais focos foram identificados da seguinte forma: 49,1% em recipientes do grupo D2 - lixo: plásticos, garrafas, latas, além de sucatas em pátios, ferros velhos, reciclagem e entulhos; 27,1% em recipientes do grupo B: vasos, frascos com água, bebedouros em geral, caixa degelo de geladeira, materiais de construções.

Além de 8,5% em recipientes do grupo C: tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, calhas, lajes em desníveis, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, toldos, caixa de inspeção/passagem; 7,5% em recipientes do grupo D1: pneus e outros materiais rodantes.

Ainda foram detectados 5% em recipientes do grupo A2: depósitos ao nível do solo, consumo doméstico (barril, tina, tonel, tambor, depósitos de barro e tanque); 2,7% em recipientes do grupo E: bromélias e 0,2% em recipientes do grupo A1: caixa d’água ligada à rede (depósitos elevados). Em todos os bairros foram identificados focos positivos do Aedes aegypti.

Parcerias

A Vigilância Epidemiológica deu início a parceria com as secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, bem como a de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a retirada de materiais que funcionam como possíveis de criadouros de mosquitos em todos os bairros da cidade, através do caminhão Cata-Treco. O primeiro bairro visitado foi o José Silva de Almeida.

Também em parceria com algumas unidades de Saúde estão sendo identificados os acumuladores, para retirada de lixo dos imóveis vulneráveis, devido ao aumento significativo desses casos em grande parte dos bairros, ocasionando a proliferação do inseto de forma significativa em alguns pontos.

Escolas
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Idália Carneiro, em breve terá início um trabalho de Saúde nas Escolas e as parcerias com a Indústria local continuam (nas SIPATs Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho).

Idália lembra que no final de cada ciclo são realizadas palestras com informações e orientações na Policlínica, onde é possível ter acesso a pacientes de todo município.

Resultado LIRAa
Resultado LIRAa
Resultado LIRAa 2022 Resultado do LIRAa
Janeiro 7,7 %